É possível para um cão? Respostas para as principais perguntas
- cucarecu
- 27 de mar. de 2023
- 4 min de leitura
Muitas vezes nos perguntam se um cão pode comer um determinado produto. E esse interesse não é despropositado: existem alimentos permitidos para o consumo de cães, existem alimentos indesejáveis ou aceitáveis em quantidades limitadas e alimentos proibidos que representam uma ameaça à saúde do seu animal de estimação.
Como uma pessoa consome todas as três categorias de produtos todos os dias, ela pode, sem saber, dar alguns deles ao seu cão, o que muitas vezes leva a distúrbios no funcionamento do corpo do animal.
Para evitar possíveis erros na alimentação do seu amigo de quatro patas, compilamos as respostas às perguntas mais frequentes sobre alimentação.
Você pode dar queijo para seu cachorro?
Apesar de os cães adorarem queijo, é perigoso para eles. Pode conter muita gordura, sal e componentes adicionais que causam uma reação alérgica. É permitido dar queijo a um cachorro apenas ocasionalmente, como uma guloseima.
Os cães podem comer ossos de galinha?
É inaceitável alimentar cães com este produto, pois as bordas afiadas dos ossos podem ferir facilmente o estômago e os intestinos do animal. Além disso, esfoliam e ficam presos nos dentes, o que causa dor ao cão durante a refeição. Ao mesmo tempo, pés e cabeças de galinha não são perigosos, e é recomendável administrá-los regularmente, dependendo do peso do cão e da quantidade de exercícios.
Posso dar comida seca ao meu cão?
Apesar de a comida da mesa ser mais variada e saborosa do que a comida, não contém todos os elementos e vitaminas necessários. A comida seca é mais equilibrada, e seus grânulos ajudam a prevenir a placa bacteriana e também massagear as gengivas. Outra vantagem da comida seca é que ela não estraga, desde que fique no prato ao longo do dia.
Você pode dar carne de cachorro?
Sim, é o produto mais indicado para cães. Basta escolher o tipo certo - carne magra do grau mais baixo. Mas é possível dar a um cachorro carne crua ou melhor cozida? Na verdade não é tão importante. Cozido tem menos nutrientes, mas é seguro, enquanto comer cru pode causar indigestão e envenenamento devido à presença de parasitas. Portanto, você deve primeiro se certificar de que é adequado e, em caso de dúvida, é melhor ferver a carne.
É possível alimentar um mingau de cachorro
Os cães podem ser alimentados com mingau, mas não qualquer. É proibido dar mingau de milho, cevadinha, sêmola, milho - eles são muito mal absorvidos e podem levar a doenças graves. Mas arroz, trigo sarraceno e aveia não causam problemas de digestão. A única condição é que o mingau para cachorro não seja salgado e temperado com temperos.
Os cães podem comer uvas
Apesar de as uvas serem úteis para os humanos, elas são tóxicas para os cães. Mesmo algumas bagas ingeridas causam indigestão, dor abdominal, náusea e letargia. O principal perigo das uvas para os cães são os danos nos rins. Portanto, se você perceber que seu animal de estimação comeu frutas frescas ou passas, entre em contato com o veterinário, mesmo que os sintomas não apareçam. Assim será possível minimizar as consequências do envenenamento.
Pode a orelha de um cachorro
Um cão pode receber alguns tipos de peixe cozido, mas é recomendável dar a orelha em quantidades muito limitadas. O fato é que o caldo provoca aumento da secreção de suco gástrico, o que leva a gastrite e úlceras. Além disso, seu uso afeta negativamente o funcionamento do fígado e do pâncreas. Uma orelha preparada para si mesmo também não funcionará porque contém temperos e sal.
cachorro pode tomar leite
Não é recomendado dar leite a um cão adulto, pois pode causar indigestão - ele simplesmente não possui uma enzima que decompõe a lactose. No entanto, se o seu cão gosta de leite, pode dar-lhe de vez em quando, diluído em água.
No caso dos filhotes, é mais fácil - eles ainda têm a enzima e, se necessário, é permitido dar leite de cabra.
cachorros podem ter ossos
A resposta à pergunta depende do cão e das características do seu corpo. Alguns cães digerem ossos com facilidade, enquanto outros não conseguem fazer isso, seus ossos ferem as paredes do trato gastrointestinal ou podem até ficar presos.
Além disso, ao mastigar ossos, os dentes do cão se desgastam e quebram, o esmalte é destruído e a cárie se desenvolve. Portanto, se você quer agradar seu animal de estimação e não prejudicá-lo, é melhor comprar na pet shop um osso especial para cães, feito com ingredientes seguros.
E mais algumas perguntas sobre outros tópicos de interesse dos visitantes do nosso site.
Um cão pode receber comprimidos?
Sim, você pode, mas apenas um medicamento adequado prescrito por um veterinário. Para dar o comprimido corretamente ao animal, é necessário pressionar levemente a área de fechamento da mandíbula - então o cão abrirá a boca. Depois disso, coloque rapidamente o comprimido na raiz da língua. Levante a cabeça do cachorro pressionando o queixo e acaricie a garganta para estimular o reflexo de deglutição.
você pode lavar um cachorro
Sim, os cães precisam ser lavados
regularmente, mas a frequência depende do tipo de pelagem, atividade, condições de detenção. totalmente cupê Shampooing seu animal de estimação é recomendado uma vez a cada dois ou três meses. Em outros momentos, por exemplo, depois de caminhar, basta limpar as patas e a barriga do cachorro. Eles também podem nadar livremente em águas limpas ou rios sob a supervisão do proprietário. No inverno, o cachorro pode tomar banho sozinho na neve - essa também é uma ótima maneira de limpar a pelagem.
É possível ir à loja com um cachorro
Na Rússia, não há lei federal que proíba visitar uma loja com um cachorro. No entanto, existem leis regionais - e em cada cidade elas podem ser diferentes. Na maioria das vezes, você não pode entrar em lojas e shopping centers com cães de raças grandes. Cada loja pode definir suas próprias regras, mas não pode violar a lei superior. As restrições não se aplicam a cães-guia - se você tiver os documentos apropriados, deverá ser liberado.
Abordamos as perguntas mais comuns que os donos de cães enfrentam. Você quer saber outra coisa? Escreva nos comentários - abordaremos esses tópicos no próximo artigo!
Este artigo contém links de afiliados, podemos ser recompensados se você fizer uma reserva. Obrigado pela sua compreensão, a publicidade permite-nos fazer o nosso trabalho ainda mais e recolher informações mais úteis sobre viajar com animais de estimação em novos artigos.












Comentários