top of page

Regras para trazer animais de estimação para a Suíça. Como viajar com cachorro ou gato para a Suíça

Muitos países europeus são perfeitos para férias com um amigo de quatro patas, e a Suíça não é exceção. No entanto, existe o risco de propagação da raiva entre os animais domésticos, pelo que terá de se preparar para entrar no país.

A Suíça tem os seguintes requisitos de entrada para animais de estimação (cães, gatos e furões):


Cada animal de estimação deverá ter identificação apresentada como transponder embutido (microchip) ou tatuagem (caso tenha sido aplicada antes de 03/07/2011);

Os animais de estimação devem ser acompanhados por um dos possíveis documentos de identificação - passaporte do animal de estimação ou certificado veterinário;

Uma condição importante para animais de estimação de qualquer país é a disponibilidade de vacinação contra a raiva. De acordo com os requisitos internacionais, a vacinação deve ser realizada após a introdução de um microchip. Deve decorrer um período mínimo de 21 dias após a vacinação para que esta seja considerada válida;

Não são permitidos mais de 5 animais de estimação por pessoa. Em caso de excesso da norma, aplicam-se aos animais as regras de importação para fins comerciais.


Em alguns casos, a Suíça permite a importação de animais de estimação jovens (até 12 semanas de idade), bem como daqueles animais cuja vacinação antirrábica ainda não é considerada válida (12 a 16 semanas de idade). Os animais dessas categorias podem ser importados de países da UE, bem como de países terceiros com baixo risco de infecção por raiva. Para obter uma licença de importação de animais jovens:


O proprietário deve fornecer declaração por escrito de que seu animal de estimação não teve contato com espécies suscetíveis à raiva desde o nascimento;

A solicitação não é necessária se os animais jovens estiverem acompanhados por uma mãe que tenha vacinação anti-rábica válida e esteja listada no passaporte do animal (ou certificado veterinário).


A Suíça proíbe a importação de cães com orelhas ou rabos cortados para estadias longas. A exceção são os animais importados por um curto período de tempo (por exemplo, férias) por proprietários estrangeiros. O proprietário deve notificar a agência oficial cantonal suíça de informações sobre as características fisiológicas do animal de estimação com antecedência sobre sua entrada com um cão com orelhas ou cauda cortadas.


Você pode encontrar os requisitos para transporte aéreo de animais de estimação para a Suíça em nosso site na seção Companhias Aéreas.

© 2023, Cucarecu.pt — hotéis, cães permitidos

bottom of page