Regras para a importação de animais de estimação para a Espanha. Como viajar com cachorro ou gato para a Espanha
Regras para entrar na Espanha com animais de estimação
As regras para trazer animais para a Espanha variam dependendo do país de origem. Para que seu cão, gato ou furão possa entrar na Espanha vindo de um país da União Europeia, cada animal de estimação deve atender às seguintes condições:
Possuir um microchip (ou tatuagem se tiver sido feita antes de 03/07/2011) que identifique o animal;
Possuir vacina antirrábica válida, cuja informação deverá constar no passaporte do animal. Animais com menos de 15 semanas de idade sem vacina antirrábica não podem entrar no país;
Além das informações sobre a vacina anti-rábica, o passaporte europeu para animais de estimação deve conter informações sobre o proprietário, a emissão do passaporte, o chip e a descrição do animal.
Para os animais que entram na Espanha provenientes de países da UE, não são necessárias outras vacinas ou tratamentos.
Se você vem de países fora da União Europeia, os requisitos de entrada na Espanha serão diferentes. Neste caso, cada animal de estimação deve ter:
Certificado veterinário assinado por um veterinário do país de exportação e apresentado em espanhol;
Declaração que, tal como o certificado veterinário, deve cumprir os regulamentos da União Europeia. Você pode encontrar um modelo de certificado e declaração no site oficial do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha (MAPA);
Cópia autenticada dos dados de vacinação e identificação do animal;
Microchip (ou tatuagem, se feita antes de 03/07/2011), que identifica o animal;
Vacinação antirrábica atual no momento da viagem.
As regras acima se aplicam a países com baixo risco de desenvolver raiva em animais. Isso inclui países como Austrália, Bielorrússia, Islândia, Canadá, Rússia, EUA, Suíça, Japão, etc. Você pode ver uma lista detalhada aqui.
Se o seu país não estiver listado como um país de baixo risco para raiva, seu animal de estimação precisará passar por um teste sorológico para raiva, além de toda a documentação exigida. O teste é realizado em um dos laboratórios do país de exportação aprovados pela Espanha.
Entre outras coisas, há um limite para o número de animais de estimação importados para a Espanha. Para pessoas que transportam mais de 5 animais dentro da UE ou de países terceiros, aplicam-se geralmente as regras comerciais.
O não cumprimento das regras do país de importação pode representar uma ameaça para os cidadãos e outros animais na Espanha. Antes da viagem, certifique-se de ter todos os documentos necessários. Em caso de descumprimento das exigências, o animal poderá ser colocado em quarentena, devolvido ao país de exportação ou, em último caso, sacrificado às custas do proprietário.