top of page

Regulamentos de viagem para animais de estimação na Romênia. Como entrar na Romênia com cachorro ou gato

Se você está planejando uma viagem para a Romênia com seu animal de estimação, leia as regras para importar animais de estimação. Para que seu animal de estimação possa entrar no país, ele deve cumprir as normas veterinárias estabelecidas no país, bem como estar acompanhado de todos os documentos necessários.

Não é permitida a entrada de mais de 5 animais de estimação na Romênia por proprietário. Caso pretenda transportar mais animais de estimação, aplicam-se as regras para a circulação comercial de animais de estimação.


Cada animal de estimação (cão, gato ou furão) deve:

• Possuir uma identificação que pode ser apresentada como transponder embutido (microchip) ou tatuagem bem legível (caso tenha sido aplicada antes de 03/07/2011);

• Fazer-se acompanhar do passaporte do animal de estimação ou certificado veterinário (para animais provenientes de países terceiros) com informação atualizada sobre o dono do animal, identificação, vacinação antirrábica e outros tratamentos;

• Estar vacinado contra a raiva de acordo com as normas internacionais (OMS);

• Se o animal for proveniente de um país com alto risco de infecção por raiva, o resultado do teste de titulação de anticorpos deve ser apresentado.


Se o animal for proveniente de um país terceiro (fora da UE), o seu proprietário (ou pessoa autorizada) deve também fornecer uma declaração escrita confirmando que o animal não se destina à venda ou transferência a terceiros.

A inspeção de animais de países terceiros é realizada em pontos de entrada especiais na Romênia. Isso inclui o Aeroporto Internacional Henri Coanda, o Aeroporto Internacional Avram Iancu, bem como pontos de entrada terrestre nas cidades de Halmeu, Moravica, Albita e Galati.

As regras gerais para países terceiros não se aplicam a animais de estimação de Andorra, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Liechtenstein, Mónaco, San Marino, Suíça e Estado da Cidade do Vaticano. Estarão sujeitos às mesmas regras aplicáveis aos animais dos Estados-Membros da UE.

A Roménia permite a importação de animais de outros Estados-Membros da UE até às 12 semanas sem vacinação e entre as 12 e as 16 semanas com vacinação ainda não considerada válida. Nesse caso, as seguintes condições devem ser atendidas:


• Os animais jovens podem ser acompanhados por uma mãe de quem ainda dependam; o passaporte do animal de estimação ou certificado veterinário da mãe deve conter informações sobre sua vacinação válida;

• Se o bezerro estiver viajando sem a mãe, o proprietário pode fornecer uma declaração por escrito de que o animal não teve contato com animais suscetíveis à raiva desde o nascimento até a viagem.


Em caso de incumprimento das condições, será proibida a importação de animal de companhia, podendo o animal ser devolvido ao país de origem ou colocado em quarentena para as medidas veterinárias necessárias. Como último recurso, se o retorno dos animais ou a quarentena não for possível, o animal pode ser sacrificado. Todos os custos de implementação das medidas sancionatórias serão arcados pelo proprietário do animal ou pessoa autorizada.

© 2023, Cucarecu.pt — hotéis, cães permitidos

bottom of page