Regras para trazer animais de estimação para a Irlanda. Como viajar com cachorro ou gato para a Irlanda
Se você está planejando uma viagem para a Irlanda com um animal de estimação, leia atentamente as regras para trazer animais de estimação para o país. Certifique-se de que seu animal de estimação (cachorro, gato ou furão) está vindo para a Irlanda no mesmo voo que você; se o animal estiver acompanhado de pessoa de confiança, poderá ser permitida a entrada até 5 dias antes ou depois da sua chegada ao país. É proibida a importação de mais de 5 animais por pessoa.
Os animais de estimação provenientes da UE e de outros países europeus (Andorra, Cidade do Vaticano, Gibraltar, Gronelândia e Ilhas Faroé, Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega, San Marino, Irlanda do Norte, Suíça) devem:
Ser identificado por um microchip ISO 11785 (ou outro padrão se você tiver um dispositivo para lê-lo);
Ter uma vacinação antirrábica válida após a inserção do microchip por volta das 12 semanas de idade. O animal de estimação será autorizado a entrar no país se tiverem decorrido pelo menos 21 dias desde a vacinação;
Ter um passaporte de animal de estimação válido ou certificado veterinário e sanitário;
Ser tratado para Echinococcus (especialmente Echinococcus multilocularis) e ter um registro do tratamento no passaporte do seu animal de estimação (ou certificado de saúde animal). O tratamento deve ser concluído pelo menos 24 horas e não mais que 120 horas antes da chegada na Irlanda. As exceções são Finlândia, Malta, Noruega e Irlanda do Norte - os animais desses países não precisam de certificado de tratamento.
Os animais provenientes dos países europeus acima mencionados podem entrar na Irlanda através de qualquer aeroporto ou porto.
Os requisitos básicos para os Estados-Membros da UE também se aplicam a animais de estimação de outros países. No entanto, os animais de países terceiros só podem entrar na Irlanda através de determinados portos e aeroportos. Estes são o Aeroporto de Cork, Aeroporto de Dublin, Porto de Dublin, Aeroporto de Shannon, Porto de Cork em Ringaskiddy ou Europort Rosslare.
Outro requisito importante para animais de estimação de países terceiros é providenciar o check-in com antecedência em um dos portos/aeroportos de chegada. Para tal, deverá enviar um aviso em formulário especial para o porto/aeroporto por onde pretende entrar no país. A notificação deve indicar a data e hora de chegada; aeroporto; o nome e telefone de contato da pessoa que acompanha o animal de estimação; balsa ou número do voo; o número de animais a serem controlados; e documentos que comprovem a identidade do animal de estimação. Você pode encontrar o modelo para este aviso aqui: https://www.gov.ie/en/publication/e454d-advance-notice/
Os animais que não atenderem aos padrões estabelecidos podem ser colocados em quarentena para o tratamento necessário ou, como último recurso, sacrificados. Estas medidas serão realizadas às custas do proprietário do animal de estimação.
Se você tiver alguma dúvida, pode ler mais sobre a política de importação de animais de estimação no site oficial do Departamento de Agricultura, Alimentos e Assuntos Marinhos ou contatá-los por e-mail: livetrade@agriculture.gov.ie





