Regras para trazer animais de estimação para a Dinamarca. Como viajar com cachorro ou gato para a Dinamarca
Para visitar a Dinamarca com um animal de estimação, você deve reunir todos os documentos necessários e certificar-se de que seu animal de estimação atende aos requisitos. Antes de tudo, você deve acompanhar o animal de estimação - ou seja, viajar no mesmo voo. É permitido o transporte do animal até 5 dias antes ou depois da chegada do dono, mas neste caso, o animal deverá estar acompanhado de uma pessoa de confiança que ficará responsável por ele. Seu cônjuge, amigo ou funcionário da empresa de transporte de animais pode atuar como procurador.
Se você estiver viajando para a Dinamarca com um cachorro ou gato, seu animal de estimação deve:
Ser identificado por microchip (ou tatuagem legível se aplicada antes de 03/07/2011). O microchip deve estar em conformidade com a norma ISO 11784 ou 11785; se tiver outro tipo de microchip, terá de providenciar um leitor;
Estar acompanhado de um passaporte europeu de estimação válido (para animais da UE) ou de um certificado veterinário certificado por um veterinário competente no seu país (para animais de países terceiros);
Tenha uma vacina antirrábica válida. Os animais que entram na Dinamarca de/através de países não listados no Anexo II do Regulamento (UE) 576/2013 também devem ser acompanhados por um certificado de aprovação em um teste de título de anticorpos;
Se vier para a Dinamarca com um cão para uma estadia de 4 semanas ou mais, terá de registar o seu animal de estimação no Registo de Cães Dinamarquês à chegada ao país.
Para o transporte de cães ou gatos jovens com menos de 12 semanas de idade que ainda não tenham sido vacinados contra a raiva, ou entre 12 e 16 semanas de idade que já tenham sido vacinados contra a raiva mas a vacinação ainda não seja válida, existe um requisito adicional na Dinamarca. O proprietário ou pessoa autorizada deve preencher a Declaração do Filhote/Gatinho, que acompanha os documentos do animal, além do passaporte ou certificado veterinário.
Animais de estimação de países terceiros só podem entrar na Dinamarca através de determinados pontos de entrada. Estes são o Aeroporto Kastrup de Copenhague, o Aeroporto de Billund e o Aeroporto de Aalborg. É proibido importar animais de estimação através de quaisquer outros aeroportos da Dinamarca.
Nos requisitos da Dinamarca, existem 13 raças de cães proibidas de serem importadas para o país. Estes incluem o Pit Bull Terrier, Tosa Inu, American Staffordshire Terrier, Fila Brasileiro, Dogo Argentino, American Bulldog, Boerboel, Kangal, Central Asian Shepherd Dog, Caucasian Shepherd Dog, South Russian Shepherd Dog, Tornjak e Sharplaninac.
Há um limite no número de animais de estimação que você pode trazer para a Dinamarca. É permitida a importação de no máximo cinco animais (cães ou gatos) por pessoa. A exceção são as viagens com o objetivo de participar de competições, exposições e eventos esportivos realizados entre animais, bem como a preparação para tais eventos. Se o número de animais de estimação importados exceder as normas estabelecidas, aplicam-se aos animais as regras para importação comercial.





