top of page

Regras para a importação de animais de estimação para a República Tcheca. Como viajar com cachorro ou gato para a República Tcheca

Você está planejando visitar a República Tcheca com seu animal de estimação? Viajar com animais de estimação é possível sujeito a certas condições. As regras podem diferir para animais de estimação de outros Estados-Membros da UE e animais de países terceiros.

Todo animal de estimação (cão, gato ou furão) que entre no território da República Tcheca deve:


Ser identificado por um microchip em conformidade com as normas ISO 11784 e ISO 11785. Uma tatuagem bem legível é permitida se tiver sido aplicada antes de 03/07/2011. A identificação deve ser feita obrigatoriamente antes da introdução da vacina antirrábica;

Estar vacinado contra a raiva com vacina antirrábica válida há pelo menos 21 dias;

Acompanhado de um documento (passaporte europeu para animais de estimação ou certificado veterinário) com dados de identificação do animal e vacinação contra a raiva;

Você NÃO precisa ser tratado para Echinococcus multilocularis entrar na República Tcheca.


Se você vem de um país com alto risco de infecção por raiva (não listado no Anexo II do Regulamento (CE) nº 576/2013), seu animal de estimação também deve ser testado para o título de anticorpos anti-rábicos. O resultado do teste mínimo aceitável para entrada na República Tcheca é de 0,5 UI/ml.

A República Checa permite, em determinadas condições, a importação de animais de estimação jovens até às 12 semanas, bem como de animais entre as 12 e as 16 semanas, cuja vacinação ainda não seja considerada válida:


Os animais jovens podem viajar acompanhados de mãe munida de documento de identificação (microchip) e vacina antirrábica válida;

Caso os filhotes viajem sem a mãe, deverão ser identificados por microchip e acompanhados de declaração do proprietário de que o animal não teve contato com outras espécies animais susceptíveis à raiva desde o nascimento.


A importação de animais jovens só é possível para os Estados-Membros da UE e países terceiros com baixo risco de infecção por raiva (listados no Anexo II do Regulamento (CE) n.º 576/2013: https://www.svscr.cz/wp-content /files/obchodovani /Seznam_vyjmenovanych_tretich_zemi_1_1_2021.pdf).

Se você planeja viajar com animais jovens de países terceiros com baixo risco de contrair raiva, deve solicitar ao Serviço Veterinário Central da República Tcheca (SVS) com pelo menos 15 dias de antecedência para determinar as condições de importação. A inscrição pode ser enviada por e-mail para epodatelna@svscr.cz ou por correio para o endereço de contato da SVS.


Você pode encontrar os requisitos para o transporte aéreo de animais de estimação para a República Tcheca em nosso site na seção Companhias Aéreas.

© 2023, Cucarecu.pt — hotéis, cães permitidos

bottom of page