Regras para importar animais de estimação para Chipre. Como viajar com um cão ou gato para Chipre
Na República de Chipre, viajar com animais de estimação é regido por regras de transporte não comercial. As regras não comerciais envolvem a circulação de animais acompanhados do proprietário (ou pessoa autorizada), o que proíbe a venda de animais ou a transferência de propriedade para terceiros.
É permitido um máximo de cinco animais de estimação por proprietário. A exceção são as viagens com o objetivo de participar de exposições, competições e eventos esportivos.
Se você planeja viajar com um animal de estimação para Chipre, só poderá entrar no país por pontos de entrada especiais. Estes incluem o Aeroporto Internacional de Larnaca, o Aeroporto Internacional de Paphos, o Porto de Lemesos, o Porto de Larnaca, o Porto de Paphos, o Porto de Latchi, o Porto da Marina de Larnaca e o Porto de Saint Raphael.
Antes de partir para Chipre, o dono do animal deve notificar a sua chegada ao gabinete veterinário do porto de entrada escolhido. Pelo menos 48 horas antes da chegada, você deve fornecer a data e a hora do seu voo, bem como o número do voo (ou o nome do navio, se estiver viajando por água).
Para que seu animal de estimação possa entrar na República de Chipre, ele deve atender aos requisitos veterinários e sanitários estabelecidos:
O animal de estimação deve ser identificado por meio de um microchip fabricado de acordo com o padrão internacional ISO 11784 e tecnologias HDX ou FDX-B, e legível por dispositivos ISO 111785. Se o microchip de seu animal de estimação não atender a esses requisitos, você deve fornecer seu leitor. Um animal pode ter uma tatuagem se for feita antes de 03/07/2011;
Um pré-requisito é a presença de uma vacina válida contra a raiva no animal. O efeito da vacinação ocorre após um período mínimo de 21 dias após a introdução da vacina. É proibida a importação de animais de estimação sem vacinação, independentemente do país de origem;
Animais de estimação de países com alto risco de infecção por raiva devem ser testados para o título de anticorpos. Um resultado de ensaio válido é 0,5 UI/mL ou superior;
O animal deve ter um documento que comprove sua identidade. Pode ser um passaporte europeu para animais de estimação ou um certificado veterinário, que deve conter informações sobre a vacinação contra a raiva;
Se vier de um país terceiro (fora da UE), deverá também fornecer uma declaração por escrito de que o seu animal não deve ser vendido ou transferido para terceiros.
As seguintes raças são proibidas para importação no território da República de Chipre: Pit Bull Terrier (American Pit Bull), Tosa Japonesa (Tosa Inu), Dogo Argentino (Mastiff Argentino), Fila Brasileiro (Mastiff Brasileiro).
Em caso de descumprimento das exigências estabelecidas, o animal poderá ser devolvido ao país de exportação, isolado para os tratamentos necessários por até 6 meses, ou, em casos extremos, sacrificado sem indenização ao proprietário.





